Tecnologia aliada à saúde bucal e bem-estar do paciente ao consultar o dentista

Tecnologia aliada à saúde bucal e bem-estar do paciente ao consultar o dentista

 

A era digital já é uma realidade. Cada dia mais, a tecnologia está presente nas mais diversas áreas. Com isto, é possível perceber o quanto as revoluções tecnológicas estão sendo usadas para melhorar processos no dia-a-dia.

Na Odontologia isso não é diferente. Prova disto é que nós, dentistas, estamos constantemente nos adaptando e evoluindo em relação às novidades que o setor oferece, para o melhor tratamento de nossos pacientes.

Um exemplo é a tecnologia 3D, que vem sendo uma grande aliada para concluir tratamentos em menor tempo, maior êxito e satisfação do paciente, fazendo com que os procedimentos estejam cada vez mais rápidos, seguros e indolores. É uma evolução benéfica para o paciente e para o profissional da área, que pode entregar um resultado muito mais satisfatório, de acordo com a necessidade do paciente.

Implante Guiado

Uma grande revolução da tecnologia odontológica, por exemplo, é o implante guiado. Quando falamos em implante, logo vem à cabeça algo doloroso e com tempo de recuperação longo. Porém, com as novas tecnologias, é possível realizar o procedimento com pequenas incisões, sem cortes e sangramentos. Isso só é possível porque, após o planejamento virtual, por meio de uma impressora 3D, o cirurgião-dentista imprime uma guia que é encaixada na boca do paciente na hora da cirurgia. Essa guia é capaz de indicar o local correto onde o implante será fixado e a profundidade que precisa atingir. Hoje em dia, é um procedimento muito mais tranquilo para o paciente.

 

Radiologia

Mais praticidade

Um método que vem também vem sendo muito eficaz é a utilização do planejamento virtual 3D. Aqui na WIT, a partir de exames de imagem, radiologia ou tomografia computadorizada (que podem ser realizadas na própria clínica), temos as imagens imediatamente para iniciar um planejamento preciso e individualizado.

Esse planejamento permite que o dentista visualize toda anatomia maxilar e mandibular do paciente, entendendo qual a melhor técnica e tratamento. Também é possível estudar as possíveis dificuldades durante as intervenções e trabalhá-las da melhor forma possível.

Com isso, o paciente já sai da consulta com o tratamento completo planejado e com a expectativa para o resultado final.

Planejamento Virtual

Aqui na Wit, as coroas e próteses dentárias são produzidas por computador. Escaneamos a boca do paciente, captando todos os detalhes da anatomia do sorriso. Na sequência, um arquivo com as informações é enviado para criar no computador os dentes faltantes e, em seguida, o dente é enviado para o setor de acabamento no nosso próprio laboratório Lab Flow. Com a prótese pronta e colocada, o paciente tem de volta a função e a estética do seu sorriso. Assim, a tecnologia colabora a favor da evolução da saúde bucal.

Também realizamos com a tecnologia disponível o tratamento através de aparelho invisível. Esses dispositivos encaixados sobre os dentes realizam a mesma função dos aparelhos dentários convencionais, além disso, o aparelho invisível pode proporcionar mais facilidade de limpeza, remoção e eliminando o chamado “sorriso metálico”.  Para entender como funciona esse tipo de aparelho inovador, o dentista copia a boca do paciente com um scanner, dispensando a moldagem tradicional, e o alinhamento virtual da arcada dentária do paciente em 3D é planejado. Isso permite que o paciente visualize todas as etapas do tratamento até o resultado final antes de iniciar, por meio de uma simulação.

Todas essas tecnologias fazem parte do nosso próprio laboratório que foi desenvolvido para otimizar resultados, reduzir tempo e ter maior precisão na entrega das peças para o tratamento dos pacientes.

Microscopia operatória

Outra tecnologia que vem apresentando grandes feitos para os procedimentos cirúrgicos é o microscópio operatório. Com o equipamento, podemos magnificar o campo operatório muitas vezes. Fazendo com que determinados detalhes não vistos a olho nu sejam perceptíveis. Pode ser aplicado em diversas áreas desde profilaxia (limpeza dos dentes), tratamento de canal, cirurgias e para restaurações ou próteses dentárias. O microscópio nos possibilita realizar procedimentos que antes não se imaginavam. É mais precisão e qualidade para o tratamento.

Portanto, a chegada da tecnologia no ambiente odontológico veio para oferecer mais comodidade e segurança para os pacientes.

 

Quer conhecer mais sobre o que a WIT pode te oferecer? Agende uma consulta!

Escolha a unidade mais próxima.
Unidade Martins
R. Marquês Póvoa, 333
📞 34 9 9958 5805⠀

Unidade Zona Sul
UMC – Uberlândia Medical Center
📞 34 9 9770 5805

Deixe um comentário