Neuralgia do Trigêmeo

Neuralgia do Trigêmeo

A neuralgia do trigêmeo é um distúrbio que provoca uma dor extremamente debilitante por onde passa o nervo trigêmeo, responsável pela sensibilidade tátil, térmica e dolorosa da face. Ela pode ser desencadeada espontaneamente ou através de estímulos sensitivos simples como o vento, escovar os dentes, alimentar-se ou até mesmo tocar a face.⠀

Os sintomas das dores podem se distribuir para a região dos olhos, nariz, lábios, testa e mandíbula.⠀

A boa notícia é que a abordagem osteopática é capaz de utilizar técnicas manuais para livrar essas estruturas de tensões, assim como pode corrigir outros segmentos que podem contribuir para a dor se manifestar nessa região.⠀

Se você se identificou com algum desses sintomas, saiba como a Osteopatia pode lhe auxiliar a ter uma melhor qualidade de vida!⠀

DTM e dores cervicais

Mais de 50% dos pacientes com disfunções temporomandibulares (DTM) sofrem de dores na coluna cervical. (Plesh et al.2011).

▪️A interdependência dos sistemas vem sendo estudada há vários anos.

▪️A articulação temporomandibular (ATM) e a coluna cervical ajudam a compor o sistema estomatognático, além de outras estruturas como o osso hióide , maxilares e a língua. Tais estruturas são conectadas por tecidos moles (músculos, ligamentos, fascias) e por conexões neuro/vasculares .

▪️Os músculos do pescoço também estão envolvidos na regulação do sistema tônico Postural, estão conectados aos olhos, ATM e com o sistema vestibular, através de uma vasta conexão do sistema nervoso (Nervo oculomotor III, Troclear IV, abducente VI, vestibulococlear VIII, Trigêmeo V, Acessório XI), conhecida como Via Oculocelafogiria !

📌Portanto, a abordagem em pacientes com DTMs deve ser multifatorial, entendendo a relação de todos os sistemas que anatomicamente ou funcionalmente se relacionam com a articulação temporomandibular. Dentre eles, incluimos a coluna cervical, sobretudo a coluna cervical alta , que juntamente com o occipital participam diretamente da posição da cabeça e da oclusão.

E um outro ponto a ser observado é o paciente que apresenta como queixa, às vezes até principal, o zumbido no ouvido. Esta situação tem causa multifatorial e muitas vezes as disfunções de ATM são fatores causais e/ou complicadores. Aparelhos intrabucais para a ATM podem ajudar a melhorar o zumbido diminuindo sua intensidade e frequência. E podem ser poderosos aliados na repostura da ATM se integrando aos benefícios da osteopatia.

 

Por: Dr. Marcelo Pires especialista em DTM e Neia Vilarinho, osteopata da Clínica Henrisa,

Deixe um comentário