Cáries: por que surgem e como evitá-las?

Por Dra. Fernanda Pereira

A cárie é um problema de saúde bucal que atinge 80% da população mundial e ainda é a principal responsável pela perda dos dentes.

A cárie consiste em uma deterioração do dente que acontece quando microrganismos presentes na boca começam a se desenvolver e leva a perda de estrutura dental.

Mas, como elas são formadas e quais são as consequências de tê-las na boca?

A cavidade bucal contém muitos microrganismos, o que é uma situação normal, mas o problema está quando esses microrganismos atingem o dente e se desenvolvem, devido à presença da placa bacteriana composta por resíduos alimentares. Essa situação também desencadeia outros problemas como o tártaro e gengivite, por exemplo.

O surgimento da cárie se dá a partir de alguns hábitos como alimentação rica em carboidratos e açúcares e cuidados ineficientes com a higiene bucal.

A cárie é um problema comportamental, por isto é importante se atentar ao se alimentar, porque as bactérias presentes na boca consomem o resto de açúcar do alimento presente no dente e o transforma em ácido. Então, a acidez desmineraliza o dente de forma progressiva. O primeiro sinal de cárie é uma  mancha branca, que se não for interrompida, pode evoluir para uma cavidade no dente.

A prevenção é o melhor remédio

Para evitar a cárie, uma das melhores maneiras é fazer a correta higienização da boca. Com o consumo elevado de açúcar na alimentação, é imprescindível escovar corretamente os dentes após todas as refeições, usar creme dental que contenha flúor em sua composição e fio dental para remover os restos de comida e a placa bacteriana nos locais onde a escova de dente não consegue alcançar.

Outro ponto importante é fazer consultas de rotinas com o dentista para evitar não apenas a cárie, mas o surgimento de outros problemas bucais.

A cárie não é doença de criança, como muitos pensam. Adultos também estão suscetíveis ao problema. E à medida que as pessoas vão ficando mais velhas, a cárie em volta das restaurações e na raiz dos dentes se tornam mais comuns, podendo ocasionar outras enfermidades como diabetes e problemas cardíacos.

Cuidar do seu sorriso é muito mais fácil do que você pensa. Se ainda não foi ao dentista este ano, procure um profissional para avaliar como anda sua saúde bucal. Aqui na WIT estamos prontos para te atender com conforto e a segurança que este momento exige.