Você sabia que a ansiedade e o estresse podem favorecer o surgimento de doenças bucais? É isto mesmo! Normalmente, sabemos que eles podem causar malefícios para a saúde no modo geral.
Importante apontar que, transtornos mentais ou emocionais podem ocasionar sérias complicações nos dentes e na boca. Isso acontece porque o estresse libera substâncias químicas chamadas de neurotransmissores que podem refletir e predispor algumas doenças, levando à baixa imunidade.
Os últimos tempos não têm sido fáceis. E com tantas incertezas, muitas pessoas têm desenvolvido transtornos de ansiedade e isso pode aumentar os problemas bucais, como por exemplo:
Aftas: podem ser desencadeadas pela baixa imunidade. São feridas relativamente pequenas com bordas vermelhas e centros esbranquiçados.
Herpes bucal: a doença pode provocar pequenas bolhas nos lábios que depois viram feridas. Isso pode ser bem incômodo e apresentar coceira e ardência junto. O vírus do herpes vive escondido no nosso corpo e aparece apenas em situações de baixa imunidade.
Bruxismo: a tensão diária que o estresse e ansiedade causam podem desenvolver o bruxismo que é o ato de ranger ou apertar os dentes. Isso pode provocar dores na cabeça, face e mandíbula, além de ocorrer o amolecimento e desgaste dos dentes.
Mau hálito: o estresse e a ansiedade podem causar boca seca, isso diminui o fluxo de saliva, podendo levar ao mau hálito.
Problemas gengivais como gengivite e periodontite: ela é causada pela inflamação da gengiva, provocando vermelhidão, sangramento e mau hálito. A gengivite pode ser desencadeada pelo acúmulo de placa bacteriana e diminuição na produção da saliva;
Transtornos relativos à musculatura e à articulação temporomandibular (DTM): é a dor e mobilidade comprometida da articulação da mandíbula e dos músculos ao redor. A tensão pode provocar estalos ou travamentos das articulações.
Cáries: uma vez que o paciente está com problemas emocionais ele pode negligenciar os cuidados com a higiene bucal como esquecer de passar fio dental e não escovar corretamente os dentes, além de aumentar o consumo de doces para se sentir melhor. Isso faz com que o acúmulo de placa bacteriana aumente provocando as cáries.
Por isto, é importante ficar atento a todos os sinais que o corpo nos dá. Quando a nossa mente não está bem, o corpo todo corresponde de maneira ruim também. Por isso, adote uma rotina saudável e esteja sempre em contato com o seu dentista. Visitas periódicas auxiliam no cuidado diário e preventivo da saúde bucal.
Marque sua consulta:
Unidade Martins
R. Marquês Póvoa, 333
34 9 9958 5805⠀
Unidade Zona Sul
UMC – Uberlândia Medical Center
34 9 9770 5805