Tratamento de Gengiva

RECUPERE SEU SORRISO

Tratamento de Gengiva

Algumas bactérias presentes na boca podem causar inflamação na gengiva. Essas bactérias destroem o suporte do dente (osso e gengiva). Esta doença é conhecida como doença periodontal e é tratada pelo dentista especialista nesta área - periodontista.

Gengivite

A gengivite é uma alteração inflamatória inicial resultante do acúmulo de placa bacteriana pela escovação inadequada. A gengiva inflamada apresenta-se inchada, vermelha e sangra quando os dentes são escovados. Essa condição quando não tratada pode evoluir para a periodontite, doença inflamatória mais grave que leva a destruição óssea e os dentes ficam com mobilidade (“moles”).

Gengivite

Algumas situações que podem facilitar a instalação de gengivite:
1. Uso de aparelho dentário fixo
2. Próteses mal adaptadas
3. Doenças sistêmicas crônicas, como diabetes
4. Medicação que causam a diminuição do fluxo salivar
5. Fumo
6. Alterações hormonais

Para esses casos específicos deve-se cuidar ainda mais das condições de higiene bucal, com técnica escovação correta e controle da saúde bucal com o periodontista mais frequente.

A gengivite pode não apresentar dor, porém alguns sinais e sintomas podem ser observados:
1. Gengiva inchada, vermelha, sensível e com sangramento
2. Gengiva recuada dos dentes (“diminui o tamanho da gengiva”)
3. Mau hálito ou gosto ruim na boca
4. Presença de pus ao redor dos dentes
5. Dentes com mobilidade

Periodontite

A periodontite pode ocorrer quando a gengivite não é tratada. A evolução dessa doença acomete os tecidos de suporte do dente (osso) ocasionando danos irreversíveis de reabsorção óssea e retração gengival. Essas doenças interferem na saúde sistêmica, pois pode haver disseminação de bactérias via corrente circulatória para todo o corpo. Além disso, levar a perda dentária e resultados estéticos indesejáveis.

Periodontite

Retração gengival

Retração ou recessão gengival acontece quando a gengiva recua dos dentes deixando parte da raiz exposta. Pode ser causada por vários fatores e o tratamento ideal deve levar isso em consideração.
1. Força demasiada na escovação ou no uso de fio dental
2. Apertamento dentário ou bruxismo
3. Alimentação demasiadamente ácida
4. Características genéticas
5. Cuidados bucais ruins
6. Uso de “piercing” labial ou lingual
O tratamento consiste em controlar a causa através de um correto diagnóstico e instituir medidas terapêuticas restauradoras ou cirúrgicas, bem como, mudanças de hábitos prejudiciais à saúde.

Sorriso gengival

Sorriso Gengival é uma exposição exagerada da gengiva que ocasiona desequilíbrio harmônico no tamanho dos dentes, interferindo insatisfatoriamente na estética. Isso pode ser resultado de uma alta mobilidade dos lábios, tamanho grande da maxila, aumento gengival causado pela gengivite ou pelo posicionamento errado da gengiva. Essas causas podem estar presente de forma isolada ou combinada. Por isso, o tratamento é definido após o correto diagnóstico. A Clínica WIT está preparada para receber o paciente, fazer o planejamento virtual do tratamento e após aprovação pelo paciente, executar a melhor técnica para o seu caso. Quando o tratamento proposto é a remoção de gengiva (gengivectomia) optamos por confeccionar um guia cirúrgico que torna a cirurgia mais previsível e executada em um menor tempo cirúrgico.

Gengivectomia, caso clínico da Dra Fernanda Castelo

Recessão Gengival causada por piercing, caso clínico da Dra Fernanda Castelo

Agende sua
consulta agora
mesmo.