Com qual frequência você vai ao dentista? De forma geral, é importante que esta visita seja feita uma vez ao ano. Porém, existem casos específicos que precisam de maior regularidade. É importante ir ao dentista não somente para evitar o surgimento de complicações na cavidade oral, mas também para identificar sintomas de outras doenças, como HPV, doenças periodontais mais complexas, osteonecrose medicamentosa e câncer.
Assim como é importante fazer o diagnóstico precoce em outras áreas da saúde, na odontologia não é diferente. Através dele, o cirurgião-dentista previne várias doenças bucais como cáries, mau hálito, tártaro, gengivite e até câncer de boca. O cuidado preventivo impacta, inclusive, na chance de cura do câncer bucal em até 95%.
A regularidade na consulta odontológica é muito benéfica para saúde integral, haja vista, que algumas bactérias presentes na boca provocam até mesmo problemas cardíacos. Também é possível evitar o bruxismo – um dos problemas que vem atingindo muitas pessoas durante a pandemia.
Manter um sorriso bonito e saudável não é uma tarefa difícil. Basta investir na higiene bucal: escovar os dentes, usar fio dental e ir ao dentista regularmente. Pessoas que não sentem nenhum desconforto bucal geralmente não têm o hábito de ir às consultas, mas é importante destacar que mesmo não sentindo nada, é fundamental agendar uma visita ao dentista pelo menos uma vez ao ano.
A consulta odontológica envolve alguns procedimentos e os principais são:
Limpeza dos dentes
Escovar corretamente os dentes e fazer o uso do fio dental não anulam a ida ao dentista para uma limpeza profissional. Mesmo com a higiene bucal em dia, é possível a formação de placa bacteriana e tártaro. No dentista, serão removidos evitando o surgimento de doenças, como a gengivite, cárie e mau hálito.
Exame clínico
Por mais saudáveis que seus dentes pareçam ser é necessário ter uma avaliação do dentista, que fará um exame detalhado dos dentes para verificar a saúde da gengiva e da mucosa da boca – para identificar e tratar os problemas que surgirem.
Exames de imagem
Os exames de imagem (radiografia e tomografia) são importantes para diagnosticar problemas que não poderiam ser detectados apenas pelo olhar. Com ela, é possível verificar como está a saúde dos ossos do maxilar, da mandíbula e observar se os dentes sofreram traumas ou se existem a presença de cárie oculta.
Previna-se! Faça suas consultas odontológicas regularmente para saúde bucal e integral. Prevenir é sempre a melhor escolha.