Casos de bruxismo aumentam procura por dentista durante a pandemia

Casos de bruxismo aumentam procura por dentista durante a pandemia

Com o avanço da pandemia, o consultório odontológico tem sido cada vez mais procurado por pacientes que apresentam queixas referentes ao bruxismo.  De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 84 milhões de brasileiros sofrem com a disfunção, o que equivale a 40% da população. Com as incertezas que a pandemia apresenta, muitos pacientes têm desenvolvido transtornos de ansiedade e isso aumenta os problemas bucais.

Confira matéria sobre este aumento na procura gravada pela TV Globo aqui na clínica com a nossa especialista Dra. Ana Cristina Magalhães:

 

 

Mas afinal, o que é o bruxismo?

O bruxismo é uma desordem funcional muito comum dentro da sociedade moderna caracterizada pelo hábito de ranger ou apertar os dentes, principalmente durante o sono. Essa pressão pode acabar provocando o desgaste e amolecimento dos dentes e, em casos mais graves, podem ocorrer problemas ósseos, na gengiva e na articulação da mandíbula (ATM). O paciente pode sentir dores na face, cabeça e pescoço.

Essa disfunção pode estar ligada a fatores genéticos, situações de estresse, tensão, ansiedade, problemas físicos de oclusão ou fechamento inadequado da boca. Uma maneira de diagnosticar o problema é realizando o check-up odontológico de rotina.

Alguns outros sintomas como dores musculares, zumbido no ouvido, estalos ao abrir e fechar a boca e alterações do sono podem estar associados ao problema.

Assista o vídeo da Dra. Ana Cristina Magalhães, juntamente com a paciente Amanda Schimitz, contando um pouco mais sobre o problema e como foi resolvido:

 

 

 

Vale lembrar que crianças também podem apresentar bruxismo do sono ou em vigília, assim como os adultos. Algumas dicas que podem auxiliar pais e mães a identificarem sinais e sintomas do bruxismo é observar o sono da criança. E além disso, observar se durante o dia a criança está cansada, hiperativa, com insônia e até queda no desempenho escolar.

Um hábito que deve ser monitorado pelos pais, especialmente nesta pandemia, que gera ansiedade e estresse, além de refletir luminosidade que altera a liberação da melatonina, é uso de eletrônicos antes de dormir. Eles podem desencadear ansiedade e com isso bruxismo do sono. Um hábito saudável para as crianças e famílias é a higiene do sono, que consiste em rotina com horários regulares para dormir, banho relaxante, desligar aparelhos eletrônicos duas horas antes de ir deitar, quarto escuro, estimulo da leitura de histórias e não se alimentar antes de dormir.

O acompanhamento periódico ao odontopediatra é necessário para avaliar, orientar e encaminhar para os profissionais da saúde, mantendo o vínculo da transdisciplinaridade.

 

Se você tem esses sintomas, saiba que o bruxismo tem tratamento. Por isso, procure um especialista imediatamente. Certamente você vai perceber uma grande melhora na sua qualidade de vida!

 

 

Compartilhar:

Deixe um comentário