Dúvidas mais frequentes sobre o dente do siso

Dúvidas mais frequentes sobre o dente do siso

Popularmente conhecido por dente do siso ou dente do juízo, o terceiro molar ainda gera muitas dúvidas nos pacientes. Esse dente é uma herança dos nossos ancestrais mais primitivos, que o usavam para triturar os alimentos. Mas conforme o tempo foi passando e os hábitos mudando a utilização desse dente foi se reduzindo. Nossa arcada dentária foi diminuindo com o tempo e, consequentemente, há menos espaço para esses dentes na boca.

Para sanar algumas dúvidas, o cirurgião dentista, Mario Henry, especialista em cirurgia bucomaxilofacial e implantodontia, responde algumas das perguntas mais frequentes no consultório.

Todo mundo possui os quatro dentes do siso?

A maioria ainda tem, mas existem pessoas que não apresentam nenhum, enquanto há casos de pacientes terem apenas um, dois ou três dentes.

Quando eles nascem?

Geralmente são os últimos a nascer entre os 16 e 20 anos de idade. Por isso, pode não haver espaço suficiente na boca para acomodá-los, fazendo com que fiquem inclusos, embaixo do tecido gengival por outros dentes ou osso, podendo causar inchaço ou dor.

Todos precisam ser extraídos?

Há um grande mito de que todos os dentes do siso precisam ser extraídos. Na verdade, se os dentes nascerem no lugar certo, não comprometerem a arcada dentária, nem causar dor ou desconforto, não é necessário a retirada. Porém, tudo precisar ser avaliado por um profissional especialista.

É possível arrancar todos de uma vez?

Sim. A escolha de tirar todos de uma vez vai depender do grau de dificuldade que esses dentes se encontram e a cooperação do paciente. Às vezes o paciente prefere por existir um pós-operatório único e consumo de medicação também único. Ele apenas pode apresentar um pós-operatório mais desconfortável em relação a quando se faz de maneira isolada.

Tem algum problema se não retirar o siso? 

Depende da localização nos ossos maxilares que esse siso se encontra; a relação dele com os dentes vizinhos. Tudo deve ser analisado criteriosamente e individualmente com o seu dentista. Em alguns casos, conseguimos fazer o controle clínico radiográfico para que não desenvolva nenhuma lesão futura ou alteração patológica.

Mário Henry também esclarece alguns mitos e verdade sobre o dente do juízo:

O terceiro molar é maior

MITO. O tamanho e formato podem variar muito de pessoa a pessoa. Eles podem ser maiores, menores ou do mesmo tamanho que os outros molares.

 

O dente do siso pode conter células-tronco

VERDADE. Igual aos outros dentes, eles possuem suas polpas ricas em células-tronco. Entretanto, a coleta dessas células precisa ser realizada em clínicas especializadas e no momento da extração.

 

O terceiro molar pode existir, mas não nascer

VERDADE. Isso acontece por conta do ângulo ou do espaço que ele tem disponível na boca. Os sisos podem se desenvolver em posições que impeçam o seu nascimento. Assim, é possível um paciente passar da adolescência sem saber que eles estão lá embaixo. Na maioria dos casos, eles precisam ser retirados, já que podem afetar os dentes do lado.

 

É muito importante fazer acompanhamento frequente com o seu dentista. Os terceiros molares são dentes que podem causar complicações e desconfortos para alguns pacientes. Portanto, em caso de qualquer sintoma, procure um especialista. Nós estamos prontos para te atender.

 

Unidade Martins

Marquês Póvoa, 333

34 9 9958 5805⠀

 

Unidade Zona Sul

UMC – Uberlândia Medical Center

34 9 9770 5805

 

 

Compartilhar:

Deixe um comentário