Por Dr. Thiago Carneiro
Todo mundo quer ter um sorriso esteticamente bonito e investir no clareamento dental é um dos procedimentos buscados para tornar esse desejo possível. O tratamento é realizado com substâncias químicas, que modificam a cor do dente, tornando-os mais claros. A técnica, que pode ser feita de várias formas, precisa ser orientada por um dentista para que o resultado seja eficiente.
O procedimento pode deixar os dentes mais sensíveis por um tempo, mas não enfraquecidos. A sensibilidade dentária e irritação na gengiva são sintomas que podem acontecer, mas são controláveis. É por isso que é importante buscar bons profissionais para realizar o clareamento dental.
A técnica serve para deixar os dentes com uma tonalidade mais clara, oferecendo uma aparência mais saudável. A mudança na cor dos dentes se deve à remoção de manchas escuras que se formam ao longo do tempo por causa do consumo de diversos alimentos ou de hábitos como o fumo, por exemplo.
O clareamento dental pode ser feito no consultório e em casa. O procedimento no consultório é feito exclusivamente pelo dentista e pode durar em torno de uma hora, onde também é feita uma análise para ver se existe a necessidade ou não de mais de uma sessão. Neste caso, o profissional consegue aplicar uma maior concentração de peróxido de hidrogênio ou carbamida – que é a substância responsável pela remoção das manchas nos dentes e também pode ter ou não o uso de laser ou LED.
Para o procedimento feito em casa, o dentista confecciona uma moldeira personalizada para o paciente, fornece o gel com a concentração ideal e monitora a evolução com diferentes condutas entre o tempo que o gel será utilizado e a quantidade de dias.
Normalmente, as duas formas são aplicadas. Essa opção tem sido muito usada, já que diminui o tempo de espera e de tratamento no consultório.