O tratamento endodôntico (de canal) é um dos procedimentos mais populares da odontologia e também muito temido por alguns pacientes. Porém, ele é de suma importância pois é indicado quando existe um comprometimento no tecido localizado na região interna do dente, sendo necessário a remoção deste tecido pulpar que, no caso, encontra-se danificado ou infeccionado. As alterações da polpa causam sintomas clínicos como dor intensa, e em situações mais avançadas, ocorrem alterações na região externa ao dente (periodonto) podendo levar, inclusive, comprometimento sistêmico.
Tratamento
Para ser realizado um tratamento eficiente é necessário saber o diagnóstico (causa do problema), o qual é realizado tendo como base o relato do paciente associado à análise clínica minuciosa e exames complementares (tomografia e radiografia).
Atualmente, os procedimentos são realizados de forma mais tranquila, porque contamos com técnicas e equipamentos de endodontia que evoluíram muito nos últimos anos. Dessa forma, é possível realizar um tratamento com mais segurança e maior conforto. Após ser removido o tecido contaminado, o dente é tratado e volta às suas funções normais, desde que seja reabilitado de forma adequada, ou seja, deve-se colocar a restauração de resina ou coroa após a finalização do tratamento endodôntico, para que haja estabilidade e harmonia clínica novamente.
Mesmo que não haja sintomas de dor procure o dentista para avaliações de rotina, pois muitos tratamentos de canal são indicados sem que haja a presença de dor e o dentista poderá orientá-lo da melhor forma possível.
Aqui na WIT Odontologia Digital contamos com equipamentos de última geração e dispomos da mais alta tecnologia (microscopia ótica, tomografia, radiografia digital, scanner 3D) para que você volte a sorrir com conforto e segurança.