Ceia de Natal: saiba quais alimentos são prejudiciais aos seus dentes

Ceia de Natal: saiba quais alimentos são prejudiciais aos seus dentes

Falta pouco para o Natal e a cada dia que passa aumenta a vontade de saborear os pratos da ceia. Porém é preciso tomar cuidado com alguns alimentos que podem ser muito prejudiciais a sua saúde bucal. É claro que a proposta desse texto não é proibir o consumo dessas deliciais, e sim alertá-lo para uma ingestão moderada, consciente e claro, os cuidados com os seus dentes.

A equipe WIT Odontologia separou os cinco principais alimentos da Ceia de Natal que sem as devidas precauções não fazem nada bem a sua saúde bucal. Vamos descobrir quais são eles.

Frutas Secas ou Cristalizadas

Servidas em forma de aperitivos, em panetones ou mesmo no salpicão, as frutas secas ou cristalizadas são presença marcante nas ceias natalinas. O real perigo das frutinhas secas são quando elas grudam nos seus dentes porque aumenta e muito as chances de bactérias proliferarem. Já as cristalizadas o problema maior é a quantidade exorbitante de açúcar, o que pode acarretar o desenvolvimento de bactérias e cárie dentária.

Gosta de frutas secas ou cristalizadas? Tudo bem, só não deixe de escovar bem os dentes após o consumo.

Nozes e Castanhas

Nozes, castanhas e amêndoas são oleaginosas, que não fazem mal algum a sua saúde, muito pelo contrário, esses alimentos são ricos em vitaminas e fibras. Como nem tudo são luzes, esses petiscos podem causar danos aos seus dentes por serem bastante rígidos.
Caso você esteja fazendo algum tratamento odontológico tome cuidado. Esses alimentos podem, por exemplo, danificar os aparelhos ortodônticos ou até mesmo fraturar um dos seus dentes.

Não quer abrir mão de nozes e castanhas na Ceia de Natal? Vai então uma dica: quebre os alimentos o máximo que puder, assim fica muito mais fácil de comê-los.

Pães

Existem diversas receitas de pães natalinos disponíveis gratuitamente pela internet. Talvez o mais popular deles em nossas ceias natalinas seja o panetone. Independente do qual você costuma servir no Natal é preciso ter cuidado. Pães e carboidratos em geral possuem farinha branca, e quando processados na digestão se transformam em açúcar pelo metabolismo. E é justamente por isso que as chances de desenvolver bactérias e cárie são bem grandes.

Você pode trocar esses alimentos por integrais ou, após o consumo, fazer uma escovação completa sem esquecer do fio dental.

Doces

Bom, doces e saúde bucal não combinam. Como dito anteriormente grandes quantidades de açúcar aumentam as chances do desenvolvimento de bactérias. Mas não é por isso que você vai deixar de experimentar as tortas, pavês e rabanadas nesse Natal. Coma com moderação e escove bem os dentes, que vai ficar tudo certo.

Vinho

Sim, saiba que o seu querido vinho de toda ceia natalina pode prejudicar sua saúde bucal. Caso o consumo seja alto, os corantes da bebida podem grudar nas placas bacterianas e resultar em alguns problemas.
Sua ceia vai ser regada a vinho? Então faça o seguinte: tente consumi-lo sempre acompanhado de uma taça de água, se a água for gasosa melhor ainda, pois a carbonatação presente pode auxiliar na proteção dos seus dentes.

Tomando esses cuidados certamente você não terá problemas de saúde bucal após sua ceia natalina. Mas caso sentir qualquer incomodo ou precisar de alguma emergência contate a WIT Odontologia. Por meio do seu plantão, a clínica atende 24 horas e funcionará durante as festas de final de ano.

Entre em contato via WhatsApp:

Unidade Centro
34 99958 5805

Unidade Sul
34 99770 5805

Compartilhar:

Deixe um comentário