Como são feitas as coroas dentárias?

Como são feitas as coroas dentárias?

A odontologia moderna desenvolveu uma variedade de formas para restaurar ou substituir dentes danificados

Como é formado um dente?

A estrutura básica de um dente é formada pela coroa que é a porção visível acima da gengiva, responsável por morder e triturar os alimentos. Já a raiz está inserida no interior do osso e é responsável pelo suporte do elemento. Muito importante haver harmonia e bom funcionamento dessas partes para que se encontre saúde e beleza no sorriso.

Uso de coroas dentárias (próteses dentárias ou jaquetas)

Milhares de pessoas ao redor do mundo utilizam essa forma de restauração quando uma boa parte da coroa de um dente é perdida ou nos casos em que ocorrem a destruição total. As coroas dentárias não são novidades nos consultórios odontológicos e já foram utilizadas ao longo do tempo com vários tipos de materiais. Hoje, são mais resistentes e, principalmente, mais estéticas, possibilitando um aspecto visual melhor.

A quebra da coroa de um dente já produz impacto sobre o cotidiano, além de afetar a capacidade de usufruir de uma boa alimentação.

Causas da perda da estrutura dentária

A cárie avançada, trauma oclusal, fratura dentária ou outros problemas podem destruir a porção da coroa de um dente comprometendo suas condições de saúde. Neste momento é necessário intervir, paralisar o processo de desgaste dos tecidos e restaurar a porção perdida. Dependendo do processo de destruição dessa estrutura pode ser necessário indicar uma coroa dentária.

Como são feitas as coroas dentárias?

O dente deve ser reduzido em seu tamanho de modo que a coroa dentária se encaixe perfeitamente sobre o preparo realizado. É necessário antes de produzir a coroa dentária corrigir os limites dentários remanescente, definir o preparo e término através do desgaste da estrutura original, permitindo apoio sustentável no tecido radicular restante. Assim o material produzido terá retenção suficiente para não se deslocar e apoio em um alicerce natural e forte. Após o refinamento do preparo dentário, a boca do paciente é digitalizada por um scanner com definição precisa dos seus limites. As informações são transferidas para um software e um planejamento virtual é produzido inserindo uma coroa dentária sobre o preparo. Em seguida, esse arquivo é enviado ou para uma impressora 3D que produz uma coroa provisória em resina. É possível enviar o mesmo arquivo para uma fresadora que produz uma coroa dentária definitiva em. Quando estiverem prontas as definitivas, a coroa ou prótese provisória são removidas para que a nova seja cimentada sobre o dente já preparado. E um dente com aspecto de cor e forma natural é produzido com precisão e agilidade.

 

Dentes saudáveis, belos e com aspecto natural oferecem não apenas boa aparência, promovem autoconfiança e qualidade de vida.

Quando colocar pino ou pivô no dente?

Em muitas ocasiões a estrutura coronária é tão danificada que expõe a polpa (estrutura nervosa e sanguínea no interior do dente), sendo necessário fazer o tratamento de canal prévio a confecção da coroa dentária. Nesses casos se faz necessário colocar um pino de reforço metálico ou de fibra de vidro para garantir maior resistência a essa estrutura que receberá uma coroa dentária.

Qual a durabilidade da coroa dentária e os seus cuidados?

Podem durar durante uma vida quando realizadas de maneira adequada. Para garantir a longevidade de sua coroa dentária, é fundamental que o paciente aplique uma boa higiene bucal. Mantenha a gengiva e os dentes saudáveis por meio da escovação com creme dental frequente e utilize o fio dental diariamente. Além disso, consulte seu dentista regularmente para acompanhamento e limpezas profissionais. Para prevenir danos a sua nova coroa dentária, mantenha sua mordida correta e evite mastigar alimentos duros.

Qual o preço da coroa dentária

Os planos de tratamento que envolvem coroas dentárias são exclusivos para cada pessoa. Cada cirurgião-dentista sugere as próprias preferências com relação a cada tratamento e as alternativas ou variações esclarecidas são escolhidas pelo paciente personalizando seu atendimento e adequando às suas situações individuais.

O post foi suficiente para esclarecer suas dúvidas? Entre em contato com a Wit Odontologia e saiba como modificar seu sorriso de forma segura e confortável.

Deixe um comentário