Um dos sintomas de DTM (mal funcionamento da ATM) mais relatados pelos pacientes é a dor de cabeça. Presente de formas diferentes e também em diferentes locais do crânio com reflexos até na face pode ser um forte indício de que você tem um problema em sua articulação temporomandibular (ATM – Articulação que liga a mandíbula ao crânio). Normalmente o paciente procurará ajuda após sentir essas dores por um período mais longo de tempo e também quando elas se tornam muito freqüentes.
Conforme a localização e a persistência da dor, o profissional procurado será o médico (otorrinolaringologista, oftalmologista e até o neurologista). O neuro é muito procurado quando o paciente tem um quadro de dor mais complexo que envolve outros sinais e sintomas que podem caracterizar uma enxaqueca. Cada um, em sua área, irá realizar o tratamento da dor de acordo com o diagnóstico estabelecido porém quando eles suspeitam que a causa desses desconfortos podem estar relacionados com a ATM e/ou com os dentes, eles encaminham o paciente ao dentista especialista (geralmente um Ortopedista Funcional dos Maxilares) que irá avaliar, diagnosticar e tratar o problema. Atualmente podemos dizer que existem ciclos de dor nos pacientes da DTM.
Um paciente que range ou aperta os dentes como forma de descarregar o estresse do dia a dia acaba obrigando alguns músculos da face a um excesso de trabalho causando seu encurtamento e esse funcionamento anormal da musculatura pode originar dor. Ao mesmo tempo a frequência dessa dor pode levar o paciente a apertar ainda mais os dentes em busca de alívio e o ciclo terá se estabelecido. Nos pacientes que tem enxaqueca é muito comum que os episódios induzam o paciente a apertar e/ou ranger os dentes como forma inicial, causando possivelmente uma DTM futura. A existência da dor, sua intensidade e principalmente sua duração podem levar o paciente, que já é suscetível, a desenvolver problemas psicológicos como depressão e transtornos de ansiedade porque em alguns casos a dor se avoluma de tal forma que se torna presente nas 24 horas do dia gerando um quadro de estresse agudo e insuportável. Esse universo de problemas articulares e suas dores podem ser tratados de inúmeras maneiras tanto em sua fase mais aguda (dor forte e constante) como também em sua fase crônica (dor moderada ou leve, estalidos na articulação, travamento mandibular, zumbidos no ouvido e até mesmo surdez). É importante que o tratamento seja feito de maneira criteriosa e individualizada. Baixe nosso e-book grátis www.witodontologia.com/dtm