Existe indicação e o momento correto para remoção do dente do siso. São também conhecidos como “dentes do juízo”, pois aparecem na boca geralmente no início da fase adulta, entre os 16 e 20 anos de idade. São os últimos molares de cada lado localizados nos maxilares. A tendência da evolução da humanidade ao longo dos anos é que esses dentes deixam de existir.
Quantos nós temos?
A maioria dos pacientes tem 04 dentes do siso (sendo 2 superiores e 2 inferiores de cada lado). Há casos de pacientes que nascem sem alguns deles ou todos, o que chamamos de agenesia. Em outros não há espaço suficiente pra nascer nas arcadas dentárias, permanecendo incluso sob a gengiva ou osso.
Podem ocorrer problemas com o dente do siso?
Sim, principalmente quando ele nasce apenas parcialmente. Isso dificulta a higienização e ocasiona inflamação na gengiva, a chamada pericoronarite ou infecção coronária. Essa alteração pode ocasionar dor, mau-hálito, dificuldade de abertura da boca (trismo) e inchar a bochecha. Além disso, quando há impacção para erupção na boca, o dente do siso pode ocasionar cárie e reabsorções ósseas e até na raiz do dente do lado.
Quando é necessário removê-lo?
Algumas indicações para que a cirurgia de extração do dente siso ocorra:
- Falta de espaço na arcada para os dentes do siso nascerem
- Dificuldade de higienização pois o dente do siso está localizado muito atrás
- Sinais de inflamação no local causando incômodos constantes
- Por razões ortodônticas (uso de aparelho dentário)
- Quando está interferindo na colocação de uma prótese dentária
Como é a cirurgia de extração do dente do siso?
A cirurgia é feita na própria clínica com anestesia local. Pode ser feita em duas sessões, sendo realizado um lado (retirada do superior e inferior) e depois o outro. Nesses casos, é possíve3l se alimentar do lado em que não foi feita a cirurgia. No entanto, em muitas situações é possível fazer a remoção dos 04 elementos em única sessão. Fazendo dessa maneira, o paciente passa por um pós-operatório apenas e toma menos medicação. Já o tempo do procedimento, porém, pode variar, pois vai depender muito da posição dos dentes na arcada do paciente.
Tenho que tomar alguma medicação antes da cirurgia de remoção?
O nosso protocolo medicamentoso pré-operatório prevê uma cobertura profilática com antibiótico e anti-inflamatório para controle de infecção e inchaço, para algumas situações. Isso é determinado na avaliação clínica inicial junto com o exame radiográfico feito na própria clínica (Radiografia panorâmica).
Pode ser retirado na adolescência?
Sim nesse período, dependendo do caso, as raízes estão ainda incompletamente formadas e o osso mais maleável. Assim, pode tornar a cirurgia de remoção menos complexa com melhor pós-operatório. Não é indicada a extração em crianças, onde os dentes não estão com as raízes formadas, o que dificulta prever a forma da sua erupção na boca.
É realmente necessário tirar o dente do siso?
A remoção do dente siso é recomendada quando atrapalha o alinhamento da arcada ou com algum tipo de inflamação. Se estiver bem posicionada sem interferir na higienização é possível mantê-lo sem maiores problemas.
O que acontece se eu não tirar o dente do siso?
Se a cirurgia não for realizada alguns problemas podem surgir tais como: inflamação local, cáries, reabsorções ósseas e mal cheiro pela dificuldade de higienização, além de fazer com que o paciente continue sentindo dores.
Quais os cuidados que devo ter após a remoção?
- Alimentação liquida e pastosa nas primeiras horas. Preferencialmente fria para não estimular sangramentos e prejudicar a cicatrização.
- Compressa fria com proteção na face no local operado.
- Evitar bochechos vigorosos nas primeiras horas para não desorganizar o coágulo formado, que é muito importante na cicatrização.
- Fazer uso correto da medicação prescrita.
- Evitar nos primeiros dias esforço físico e exposição ao sol frequente.
- Evitar de fumar e consumir bebidas alcoólicas.