Quero restaurar meu sorriso, mas preciso saber se o implante dentário dói?
A dor é subjetiva, que apresenta variação individual,. Porém, os benefícios, os excelentes materiais e as técnicas modernas atuais garantem uma reabilitação com conforto e segurança no controle do medo. E assim, realizar o tratamento com implantes dentários e apreciar alimentos que gostamos com mais confiança. Recuperando dentes atraentes e de aspecto natural com uma melhor aparência, o que nos faz sentir melhor.
Perda de um dente apenas
A perda ou quebra de um dente já produz impacto sobre o cotidiano e a autoestima, além de afetar a capacidade de usufruir de uma boa alimentação. Cada espaço na sua arcada dentária constitui um importante papel. Um único dente em falta pode provocar a perda de outros dentes, migração de dentes adjacentes para esses espaços e ocasionar alteração atá na aparência facial. No longo prazo, é possível haver perda óssea progressiva o que inviabilizaria a colocação de implante dentário nesse local sem considerar a necessidade de reconstruir a região com enxerto ósseo. É importante então controlar essa situação na fase inicial do processo, restaurando os espaços o mais breve possível através da construção de um alicerce adequado com os implantes dentários para a substituição com uma coroa dentária.
Saiba como os tratamentos atuais oferecem uma recuperação mais rápida.
Muitas pessoas associam o tratamento com implante dentário a dor ou desconforto. O fato de realizar uma cirurgia para colocação do implante dentário não significa passar por uma experiência desagradável, ou dizer que o o implante dentário dói. Porém ao contrário do que muitos pensam, os procedimentos cirúrgicos atuais são mais simples e o controle da dor é realizado com maior eficiência. Por exemplo, ao realizar seu implante dentário através da técnica guiada por computador é possível colocá-lo sem a necessidade de uso de bisturi e pontos na boca. Com uma cirurgia menos traumática, a recuperação se torna mais rápida e o paciente consegue desfrutar dos reais benefícios do tratamento dentário sem constrangimentos. Continue lendo o post para entender sobre os excelentes resultados do tratamento com implante dentário e não se preocupe com a dor ocasionada pelo procedimento.
Porque fazer o implante dentário?
Quando se tem a perda de algum dente, o melhor tratamento para reposição é com implante dentário. Esse tratamento consiste na inserção cirúrgica de um ou mais pinos metálicos no interior dos ossos maxilares para substituir a raiz dentária perdida. Permitindo assim, um alicerce para fixação de uma coroa dentária, ponte e até a substituição completa dos dentes. Isso deve ser feito de maneira mais precoce possível para evitar alguns problemas como: movimentação dos outros dentes remanescentes, prejuízos à mastigação e fala e sem falar de constrangimentos estéticos de um sorriso sem harmonia. É importante frisar que quando esse tratamento é adiado por muito tempo, o osso vai se reabsorvendo o que pode dificultar a instalação cirúrgica do implante dentário. Aproveite todos os benefícios proporcionados pelo implante dentário relacionados à sua saúde bucal e realize um tratamento confiável com mínimos desconfortos. Instalados por dentistas especialmente treinados, os implantes dentários e as soluções protéticas modernas, como coras dentárias feitas por computador são difíceis de distinguir dos dentes naturais.
Saiba mais o que é e os benefícios do implante dentário?
As vantagens dos implantes dentários
- Os implantes dentários são reconhecidos em todo o mundo como o método mais bem-sucedido de substituição de dentes ausentes.
- Manutenção do osso natural, evitando reabsorção óssea progressiva
- Evita necessidade de preparar dentes adjacentes evitando desgastes dentários necessários
- Manter a aparência jovial e saudável
- Soluções confortáveis e duradouras
Como é feito a anestesia para colocar o implante dentário?
Para eliminar a preocupação de que o o implante dentário dói, é importante dizer que a quase totalidade dos casos são realizados em ambiente ambulatorial, ou seja, dentro de um consultório ou clínica odontológica com anestesia local apenas. Os avanços obtidos com as soluções e técnicas anestésicas permitem um controle satisfatório da dor. Para determinados pacientes que ainda se sentem desconfortável com o tratamento odontológico, pode ser associado métodos de controle da ansiedade com medicação via oral ou a utilização da sedação venosa consciente. Este último procedimento deve ser feito sob os cuidados de um médico anestesista e todos os pacientes, independente dos métodos utilizados, devem ter seus dados vitais monitorados continuamente durante toda a cirurgia e após um período de recuperação.
Uma solução para cada caso
Os implantes dentários são realizados de acordo com um plano de tratamento, criado pelo seu dentista em função da sua situação clínica. Em determinadas situações, é possível realizar seu implante dentária na segunda sessão com segurança e previsibilidade. Depois disso, o implante dentário precisa de um tempo para integrar no osso. Quanto melhor a qualidade e quantidade de osso, melhores são as condições de saúde e menor o tempo de tratamento.
O que é sedação venosa consciente?
A evolução tecnológica permitiu transformar sorrisos com segurança e conforto, eliminando o tradicional medo que existia quando se falava em tratamento dentário.
Além disso, qualquer tipo de desconforto após cirurgia de colocação do implante pode ser controlado com medicações. Normalmente a maioria dos analgésicos respondem muito bem, sendo o pico da dor em um período máximo de 48h. Outro fato importante é que a técnica operatória utilizada é menos traumática com recuperação mais rápida.
A sedação venosa consciente é um método de controle da ansiedade coadjuvante ao tratamento cirúrgico. É supervisionado e monitorado por um médico anestesista a todo o momento. Administra-se medicação via venosa e o paciente permanece durante todo o procedimento consciente, respondendo aos chamados, sonolento e com respiração espontânea, contrapondo a ideia de que o tratamento com implante dentário dói ou é um método de sofrimento ou agressivo.
Como controlar a dor após a colocação do implante dentário
Durante o procedimento é muito importante realizar uma boa técnica anestésica. Procedimentos menos traumáticos como o implante guiado por computador permitem uma cirurgia mais precisa e rápida, o que agride menos os tecidos, tornando o controle da dor pós-operatória mais eficaz e a recuperação mais confortável que a técnica convencional, com menor consumo de analgésicos ou anti-inflamatórios. Em suma, rotular o tratamento de implante dentário dói nos tempos atuais, com todos os recursos técnicos disponíveis e qualidade de um bom profissional na execução do procedimento, não procede já que os benefícios proporcionados pelo restabelecimento de dentes belos e saudáveis são enormes.
SAIBA MAIS: CONHEÇA TÉCNICA MENOS TRAUMÁTICA DE COLOCAÇÃO DE IMPLANTE DENTÁRIO