Laser Terapêutico

TECNOLOGIA

Laser Terapêutico na Odontologia

O uso do laser em odontologia é uma importante tecnologia que oferece muitos benefícios e conforto aos pacientes quando aplicado em diversos procedimentos clínicos e cirúrgicos. O Laser terapêutico possui propriedades que atuam diretamente na resposta inflamatória e no controle da dor, ajudando na cicatrização, pela estimulação celular. Oferece mais conforto e resultados mais rápidos e satisfatórios aos pacientes.

Pós-operatório cirúrgico

A aplicação do laser em feridas cirúrgicas promove a aceleração da cicatrização e reordena a formação dos tecidos estimulados, renovando a área de maneira mais rápida com sintomatologia reduzida.

Quais são as indicações do laser em odontologia?

O laser pode ser aplicado em várias situações clínicas com resultados comprovados de melhora do quadro sintomatológico e na recuperação dos aspectos de normalidade:

• Pós-operatório de cirurgias odontológicas na bioestimulação celular, formação de novos vasos sanguíneos, controle da dor e resposta inflamatória.
  • Em lesões de herpes, mucosites, aftas proporcioinando mais conforto e alivio das condições patológicas, prevenindo o surgimento e amenizando o desconforto durante o estágio da doença. Em herpes é indicada a aplicação logo na fase inicial da lesão com ótimos resultados.
  • DTM (mal funcionamento da articulação que liga a mandíbula ao crânio) em casos de dor aguda e desconfortos severos.
  • Infecções de canal
  • Alterações do nervo (parestesia ou paralisia)
  • Hipersensibilidade dentinária.
  • Tratamento de doenças na gengiva: podem ser utilizados em conjunto com a terapia de controle químico e físico da placa bacteriana, reduzindo a microbiota local, melhorando os sintomas inflamatórios e acelerando a recuperação da cicatrização gengival.

Uso do laser para pacientes em tratamento de câncer?

Para esses pacientes o tratamento com laser consiste basicamente em controle preventivo e alivio de mucosite oral, podendo ter medicamento como coadjuvante. A mucosite caracteriza-se por uma inflamação da mucosa oral através de lesões avermelhadas, ulceradas, dolorosas, podendo ocasionar sangramento e inchaço, aumentando o risco de infecções. A aplicação do laser é simples, indolor com retorno da integridade da mucosa da bocal rapidamente e permite um maior conforto durante essa fase do tratamento de câncer. O paciente submetido a tratamento de câncer necessita de uma alimentação adequada para uma boa resposta imunológica e o uso dessa terapia melhora as condições de conforto para uma condição normal de nutrição, fundamental para ultrapassar esse período sem doenças.

Benefícios do laser terapêutico

Uso desse método dentro de protocolos definidos apresenta vários efeitos benéficos locais que ativam a microcirculação produzindo novos vasos sanguíneos, capacidade anti-inflamatória e analgésica e melhora na cicatrização pelo estímulo ao crescimento celular. A aplicação local do laser não desencadeia quaisquer efeitos adversos ou colaterais, que possam ser prejudiciais ao organismo.

Agende sua
consulta agora