Cirurgia Odontológica

RECUPERE SEU SORRISO

Cirurgia Dentaria

Cirurgias odontológicas são aquelas realizadas pelo cirurgião-dentista especialista em Cirurgia Bucomaxilofacial na cavidade bucal

A cirurgia realizada em ambiente ambulatorial é aquela que pode ser realizada no próprio consultório ou clínica odontológica, através da aplicação da anestesia local pelo próprio cirurgião-dentista, apenas com o monitoramento contínuo dos dados vitais. É possível indicar em casos que necessitam um melhor controle da ansiedade, a Sedação Venosa Consciente, realizada por um médico anestesista e oferece maior conforto e segurança ao procedimento.

Preparo para cirurgia odontológica
 

Quais os tipos de cirurgia odontológica?

  1. Extração dental
  2. Remoção de sisos
  3. Remoção de cistos
  4. Cirurgias gengivais
  5. Trauma de face
  6. Implante dentário
  7. Enxertos ósseos
  8. Cirurgia ortognática
  9. Lesões infecciosas
  10. Cirurgias com finalidade endodôntica (canal)
  11. Cirurgias com finalidade protética

Qualquer pessoa pode realizar cirurgias odontológicas?

Não há limite de idade, mas a condição clínica de saúde precisa ser cuidadosamente analisada. Importante estabelecer com base em criterioso exame físico e de radiografias ou tomografias, a necessidade e a oportunidade da indicação cirúrgica, classificando-o(a) como apto(a).

É preciso fazer algum tratamento prévio?

Se houver alguma alteração nas condições de saúde que interfira no procedimento, o(a) mesmo(a) deve ser tratado(a) previamente ou compensado(a). Para alguns procedimentos pode ser necessário cobertura antibiótica prévia para evitar risco de infecção.

É possível controlar a ansiedade?

Durante a consulta inicial é possível identificar o grau de ansiedade e fazer uma preparação prévia ou indicar controle medicamentoso pré-operatório. Se ainda assim, o cirurgião-dentista entender que não é possível realizar o procedimento apenas com medicamentos via oral, indica-se sedação intravenosa consciente, que é uma técnica de supervisionada por um médico anestesista com diminuição do nível de consciência do paciente não afetando sua habilidade de respirar, responder a estímulos físicos ou a comandos verbais.

Poderei sentir alguma dor?

Há intervenções com técnicas minimamente invasivas, que normalmente evoluem com baixíssimo desconforto. Mas há as intervenções mais complexas, com envolvimento de áreas maiores, e estas precisam de um suporte medicamentoso que controla melhor a dor e o inchaço pós-operatório.

Cuidados após a cirurgia

Tomar todos os cuidados orientados pelo cirurgião, mantendo o ambiente o mais higienizado possível, sem que haja comprometimento do procedimento, como deslocamento de tecidos ou rompimento de pontos, por exemplo, motivados pela mastigação e/ou por ações que possam deslocar coágulos (bochechos, sopros e sucções).

Agende sua
consulta agora
mesmo.