SAÚDE
NUTRICIONISTA
O tratamento nutricional engloba o paciente de acordo com todas suas necessidades nutricionais, de saúde e de vida
Isso deve ser feito de forma individualizada para auxiliar o paciente a se alimentar melhor, melhorar seus hábitos de vida, auxiliá-lo no tratamento e acompanhamento de diagnósticos específicos/prévios, junto à uma equipe multiprofissional, para que o paciente alcance seus objetivos e melhore sua qualidade de vida. Contamos com uma avaliação física (bioimpedãncia) e alimentar completa e com um acompanhamento minucioso para evolução do objetivo.
Uma alimentação saudável contribui para o bem estar e saúde de forma geral, inclusive para saúde bucal
Há vários nutrientes presentes nos alimentos que são capazes de conservar os e manter os dentes fortes e saudáveis. Para isso é necessário realizar uma alimentação variada e saudável, que nos forneça vitaminas, minerais e fibras, não se esquecendo do consumo adequado de água, que ajuda a equilibrar o pH da boca e manter o constante fluxo de saliva.
O açúcar é considerado um dos maiores vilões para saúde bucal — dentre outros que descreveremos nos próximos posts — pois provoca a queda do ph salivar que por sua vez causa a desmineralização da superfície dentária, sendo assim, o que promove o aumento do desenvolvimento de caries.
Mas na alimentação temos alguns alimentos que são aliados à proteção, manutenção e saúde dos seus dentes, vamos falar de alguns:
•Cálcio: Mineral muito importante para a construção e manutenção de ossos e dentes fortes. É encontrado no leite, queijos, iogurte, coalhada, brócolis, couve, folhas de
beterraba, peixes.
•Vitamina A: Vegetais verde-escuros como brócolis, couve, espinafre, rúcula e almeirão são boas fontes desta vitamina, importante para o esmalte dos nossos dentes.
•Vitamina B e ferro: Importantes para saúde das gengivas. Encontramos em feijão, lentilha, ervilha, farelo de trigo, arroz integral, além de serem boas fontes de fibras.
•Vitamina C : Presente em frutas como goiaba, laranja, kiwi, acerola e caju. Protegem o tecido das gengivas contra lesões e ajudam na cicatrização, mas têm um pH ácido sendo necessário moderação em seu consumo.
•Vitamina D: Ajuda na fixação do cálcio. Existe na gema de ovo, peixes, leite e derivados.
O ideal é que você busque orientações nutricionais específicas com um nutricionista e sempre faça seu acompanhamento preventivo junto ao seu dentista. Alinhando todos os ambitos do cuidado à saúde, a WIT também oferece no seu corpo clínico uma nutricionista para acompanhar e auxiliar no tratamento dos seus pacientes.
A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) pode interferir no desgaste do esmalte dentário
A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) é uma das alterações mais frequentes na prática médica, sendo a mais comum do tubo digestivo, com manifestações clínicas importantes: dor torácica sem evidência de enfermidade coronariana (dor torácica não cardíaca); asma, tosse crônica, hemoptise, bronquite, pneumonias de repetição; rouquidão; pigarro (clareamento da garganta); laringite posterior crônica; sinusite crônica; desgaste do esmalte dentário; halitose e aftas.
Dessa forma, exige um acompanhamento de uma equipe multiprofissional e existem várias abordagens terapêuticas, mas as medidas comportamentais são imprescindíveis em todas as fases do tratamento. É fundamental que o paciente saiba dessa importância e que haja parceria com a equipe médica (médico, dentista e nutricionista) para que as medidas possam ser adotadas. A educação dos pacientes para as modificações que deve impor ao seu estilo de vida é de suma importância; elas devem ser discutidas com a equipe caso a caso. Algumas regras básicas podem ser, por exemplo:
• Moderar a ingestão de alguns alimentos gordurosos e cítricos, como: café, bebidas alcoólicas, bebidas gasosas, menta, hortelã, produtos à base de tomate, chocolate;
• Evitar deitar-se nas duas horas posteriores às refeições;
• Evitar refeições muito volumosas;
• Suspensão do fumo;
• Redução do peso corporal em obesos e controle do peso corporal, entre outras medidas;
Veja quais são os tratamentos.
VEJA MAISAgende sua
consulta agora
mesmo.